Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro
Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro

Ao
CBKC e BKC
At: Sr. Sergio de Castro e Sra. Márcia Carrera
C/c – FCI: Sr. Hans Muller – President, Sr.Christofer Habig – Vice President , Sr. Yves De Clercq - Executive Director,,Srta. Carmen Moreno,Srta. Marie-France Grulois, Srta. Marie Duran, Prof. Bernard Dennis.

Senhores,

Perguntem ao Tio Chico nº6
Data: 5 – Agosto – 2.011

29) Tio Chico: SOCORRO !!! Os adeptos da mistura e herdeiros dos mestiçadores, que preferem mais os mestiços que possuem em seus canis do que a Raça Fila Brasileiro, depois de tentarem em vão justificar seus mestiços tentando inventar a falsa teoria de que "cão mestiço na verdade trata-se apenas de cão atípico", a qual foi magistralmente esmagada por voce na pergunta nº 25 do "Perguntem ao Tio Chico nº 5" (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_5/materia.html ) , continuam na desesperada tentativa de validar os mestiços premiados pelo CBKC-FCI que possuem. Veja este artigo que acaba de ser lançado no Facebook tentando justificar o injustificável: o mestiço com pedigree de Fila que possuem por meio do PC – puro por cruza !!!
Isto mesmo: tentam a todo custo inventar uma saída "honrosa", mas sempre em detrimento do Fila Puro !!! Pois preferem seus mestiços aos verdadeiros Filas. Desprezam a Raça Fila a qual fingem amar em conversas no Facebook e Fóruns de debates. Mas não se preocupe: teorias baseadas em falsidades e invencionices jamais triunfarão. Muito menos por meio de um "puro por cruza" capenga.

Este texto trata-se de mais um atentado contra a Raça Fila e contra a Verdade, perpetrada pela "Nova e Muderna Filosofia do Grande Pensador e Enganador Contemporâneo Sr. Pinto" e seus seguidores...

Mas, creia: o desespero destes pseudo criadores de fila (lembre-se: fila com "f" minúsculo = mestiço, enquanto que Fila com "F" maiúsculo = Fila puro) sempre resulta em mais lambanças, pois eles tropeçam em suas próprias mentiras e falta de argumentos...

Vamos por partes, que nem Jack "Misturador", alias, Jack Estripador:

1 - ORIGEM DO FILA:
Trata-se de assunto requentado e vencido. Absolutamente nada de novo foi acrescentado neste artigo pelo Sr. Pinto & Cia., salvo mais uma grande mentira que comentarei a seguir. Ora, se não trazem nenhuma nova informação, por que esta insistência? Respondo: apenas para tentar confundir os ingênuos e os trouxas, tentando validar os mestiços que possuem.

Vejam bem:
A teoria do Dr. Paulo Santos Cruz, referenciado mundialmente como o Pai do Fila, organizador da Raça e idealizador do primeiro Padrão, fundador do CAFIB e nosso Mestre de Criação é conhecida desde a década de 50. A teoria de João Batista Gomes que por meio do Fila Terceirence tentou validar a introdução do sangue do Mastiff Inglês na Raça Fila e, assim, "amastiffar" nosso Fila (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1843.jpg ), chegando até a mudar o Padrão BKC-CBKC no Simpósio de Brasília é conhecida desde 1976. A minha teoria foi publicada em 1.977 e em 2.008 adicionei um importante esclarecimento (vide clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/6-Documentos-de-1977/6_17/materia.html ). A tese do Procópio do Valle, também conhecido como o Pai do "fila-preto" (também chamado de "filamarques", isto é, fruto do cruzamento ilegal de Fila com Dinamarquês preto – vide: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1816.jpg ), foi publicada no livro dele praticamente na mesma época. Ou seja, como diz a criadora Ligia Morris do Canil Boiadeiro do Jatobá (MG e USA):

"Eles (Sr. Pinto & Cia.) sempre tentam reciclar umas coisas do passado, dando um novo formato, mas sempre misturadas com mentiras e meias-verdades... Usam e abusam do fato do publico deles não ter memória, nem um conhecimento mais apurado sobre a verdadeira História da Raça Fila".

Logo, por que esta insistência? Respondo: mais uma tentativa imoral e mentirosa de tentar re-escrever a História com mentiras lançadas ao vento sem nenhum embasamento real e histórico.

Mas, qual a grande mentira? O Sr. Pinto e Cia. mentem ao concluir por sua própria conta, com total irresponsabilidade e falta de compromisso com a Verdade histórica, que nem mesmo o Procópio do Valle teve a ousadia de cometer, quando afirmam descaradamente que 300 cães da raça Dogue de Forte Race chegaram a Pernambuco no ano de 1.631.

Como voce sabe, o que o Tio Chico escreve, prova, por meio de documentos postados no meu site. Muito diferentemente do Sr. Pinto & Cia. que até hoje não me apresentaram a tal "Carta dos Holandeses" sobre este assunto... Logo, vamos esmagar mais uma vez estes falsos argumentos destes pseudos criadores que tentam criar invencionices baseados apenas em ficções para ludibriar ingênuos e trouxas.

O nosso Procópio, inventor desta teoria, com quem me encontrei em meu escritório umas 3 ou 4 vezes alem de em outros eventos, em nenhum momento admitiu que estes 300 cães foram realmente enviados e muito menos que chegaram a Pernambuco. Isto mesmo !!! Basta ler e estudar. Não basta ter ninhadas e mais ninhadas e ficar limpando canil para conhecer a Verdadeira História da Raça Fila. Tem que sentar o bumbum de madrugada e estudar. Mas atenção: em alguns casos é necessário antes aprender a ler e interpretar o texto corretamente, lendo-o com exatidão. Sem estudo não adianta !!!

Mas o que REALMENTE disse que leu e assim escreveu o nosso Procópio do Valle de forma muito clara e IRREFUTÁVEL? Exatamente o que consta na pergunta nº 16 do "Perguntem ao tio Chico nº 2" datado de 7/05/11 (clique em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/materia_80_port.html ). Muito simples: na revista Animais & Veterinária nº 42, Ano 6, páginas 43 a 45, encontra-se publicado o artigo "A Longa Viagem de Pernambuco à Minas Gerais" de autoria do próprio Procópio onde o autor relata um pequeno texto de um comunicado do "CONSELHO DE 19" (um Departamento do Governo Holandês) ao Conselho de Política de Pernambuco (Departamento do Governo Holandês) que se instalara no Recife e que, segundo o Procópio (??? – nota: existe dúvida pois ele nunca apresentou este documento), estaria datado de 7 de setembro de 1630, onde se lê claramente: "300 cães SERÃO enviados para lá para serem usados em incursões contra brasileiros e negros que andam nus e desarmados". Ora meus amigos, "serão" é "serão". É FUTURO. Pode ter acontecido ou não. O Governo Holandês pode muito bem ter tentado enviar estes 300 cães, mas não tê-los enviados. Ou mais outras 15 hipóteses... O fato é que não existe nenhuma prova, nem nenhuma evidencia da chegada de um grupo de cães enviados pelos holandeses para Pernambuco. Imaginem: arrebanhar 300 cães molossos no ano de 1.630 na Europa e enviá-los ao Brasil... Que logística mais complicada para ser realizada há 381 anos atrás, por meio das simples caravelas, não é mesmo?

Um desafio para o Sr. Pinto: tente arrumar hoje, no ano de 2.011, com toda a facilidade oriunda da informática e dos meios de comunicação e transporte 300 filas-mestiços para serem enviados para a Holanda... Veja se consegue e depois me conta... Esta turma tem que aprender a ler e interpretar corretamente um texto para não "abdicar" da Verdade, não é mesmo? Outra falha gritante: se tivessem sido enviados, para onde teriam sido realmente enviados? Já que "lá" não é sinônimo de Pernambuco. Fala sério...

E preciso que o Sr. Pinto & Cia. respeitem mais seus leitores e principalmente a Raça Fila que eles dizem tanto amar, mas, na prática, a renegam com mentiras e falsidades. Convido voces a lerem a pergunta nº 16 do "Perguntem ao tio Chico nº 2" de 7/05/11 em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/materia_80_port.html onde fiz longa análise sobre este assunto com a ajuda sempre inteligente de Paulo Roberto Godinho que me enviou email esclarecendo definitivamente este fato e também em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_32/materia.html e http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_33/materia.html onde encontram-se os texto de autoria de Procópio do Valle intitulado "Quatro Séculos Preservando o Cão de Fila – A Longa Viagem de Pernambuco a Minas Gerais" publicado na revista A & V nº 35, ano IV e na Revista Animais & Veterinária nº 42, ambas de 1.978 que acabo de postar em meu site para voces e vejam com seus próprios olhos: "SERÃO ENVIADOS"...

2 - FAST FOOD = FAST RAÇA.
Ou a FALIDA e NATI-MORTA tentativa do "PURO POR CRUZA", num clube que não possui nem CONTROLE e nem SELEÇÃO:
Quanto à afirmação desairosa de que uma raça canina se "fabrica" somente com 3 gerações de criação informo desconhecer um único clube canino sério que aceite e pratique esta tese. Gostaria muito de conhecer. Por favor, Sr. Pinto & Cia., me informem e não se esqueçam de postar no FACEBOOK o nome e endereço completo deste clube. Mas lembrem-se: só se for um clube reconhecidamente idôneo... Clube de fundo de quintal não serve !!! Lembrem-se também que continuo aguardando há meses uma cópia da tal "Carta dos Holandeses" referente ao item 1 acima que o Sr. Pinto não consegue me enviar... Assim, sou obrigado a pensar que este clube assim como esta carta não existem, sendo apenas mais uma invencionice irresponsável usada para proteger os mestiços do Sr. Pinto & Cia. e enganar os trouxas
.

Não vamos longe não, fechem os olhos e pensem: algum desmiolado e pretensioso criador cruza 3 gerações de Dobermann com Boxe e "pluff", como num passe de mágica inventa uma nova raça que será aceita e reconhecida pela comunidade cinófila internacional !!! Ah Santa Ignorância... Nem a afoita FCI, sempre alerta a alavancar seu faturamento, aceitaria uma criação de Raça fast-food como esta...

Concluindo: depois da frustrada tentativa de protegerem seus mestiços alegando que cão MESTIÇO é apenas cão ATÍPICO, tentam agora o "puro por cruza" sem a menor cerimônia. Afinal, vale tudo para defenderem os mestiços que possuem em seus canis...

Pois eu vou contar três fatos para voces:
a) no final da década de 1.970 a imprensa carioca noticiou que o competentíssimo Dr. Ivo Pitanguy, um dos mais renomados e reconhecidos médicos brasileiros no mundo, tentou criar uma raça canina fruto do cruzamento de Dogue Alemão (Great Dane ou Dinamarquês) com Weimaraner. Pois bem, depois de alguns anos desistiu, pois este grande médico, titular da Academia Nacional de Medicina, achou que era muito dificil atingir o tipo canino por ele desejado. Agora qualquer Zé-Mané se outorga o direito de "fazer" Fila via puro por cruza... Bem, meu amigo, agora voce imagina esta turma do Sr. Pinto & Cia. brincando de fabricar cão-frankenstein...

b) o conhecido criador de cavalos da Raça Brasileiro de Hipismo, Enio Monte, que em 41 anos gerou em seu haras mil fêmeas e mil machos, escolheu como reprodutor garanhão apenas 6 machos nestas 4 décadas !!! Repito: de mil machos, separou apenas 6 !!! Isto mesmo: menos de 1% de animais machos foram considerados aptos via rígido controle e seleção!!! Ou seja, conforme comenta Fernando Zanetti Coeli, Diretor e ex-Presidente do CAFIB: "selecionou somente 6 garanhões em uma raça que tem como finalidade apenas o salto, sem se importar com fenótipo, índole etc." Mas o neo-cientista Sr. Pinto acha que em apenas 3 gerações resolve qualquer parada. Fácil, fácil... Ah, Santa Ignorância... Que pena...

c) o CAFIB com profunda seriedade e competência, com claríssimos objetivos e meios vem ha quase 35 anos aprimorando o Fila Brasileiro e ainda tem muito trabalho a realizar. Logo, fica claro que apenas 3 gerações não são suficientes, salvo para enganar os trouxas, continuar mantendo mestiços em canis e vendendo mestiços como se fossem Fila...

É justamente por isto que encontramos no CBKC-FCI tanto fila-salada-genética (os bem misturados como Frankenstein), o fila-basset (atarracado), o fila-gigante (grandão), o "fila-preto" (filamarques) e outras Variedades menos votadas...

Fala sério pessoal: tomem vergonha na cara !!! Como um clube que não tem seleção, não tem controle, não tem APR, não tem um fenótipo e temperamento pré-definidos e aceitos por todos os sócios, juízes e CBKC; ao contrário, possui no mínimo 4 Variedades diferentes e bem definidas pretende se utilizar do método chamado de PC (Puro por Cruza) ??? E mais: para chegar aonde?

Lembre-se ainda Sr. Pinto & Cia. que para se chegar depois de muitos anos de trabalho árduo (e não apenas 3 gerações) a um PURO POR CRUZA é necessário a existência inicial de um Fila PURO. Sem o Fila PURO nada feito... E onde irão buscá-lo ? Ora, a resposta para toda esta tese esta no CAFIB e no seu trabalho seriíssimo realizado há quase 35 anos. E é justamente no CAFIB que alguns criadores de fila do CBKC tem ido adquirir seus padreadores na tentativa de melhorar suas criações.

Mas de nada adianta esta tentativa já que falta critério de seleção, controle, reprovação de animais fora do padrão, direcionamento e conhecimento técnico. Enfim falta-lhes quem os oriente. Falta o CAFIB. Que, alias, esta pronto a cooperar com qualquer clube, conselho ou criador. Alias, email neste sentido foi enviado pela Diretoria do CAFIB ao Sr. Roberto Sene, enquanto novo Conselheiro do CBKC para a Raça Fila. Mas por favor, que desejem realmente CRIAR FILA e não fila-mestiço...

Nota: por acaso o Sr. Pinto & Cia. quando for vender seus filhotes vai informar de forma honesta e clara aos seus compradores que estes filhotinhos fazem parte de uma EXPERIÊNCIA via puro por cruza, que como todas podem dar errado? Informará que não são Fila Puros, mas sim uma tentativa de Fila puro por cruza ou não? Venderão dando descontos de 60 ou 70% no preço de venda ou não? Fala sério... Como diz a Linda Maggio da CAFIB-USA e Ligia Morris: "São os filas-piratas, do tipo made in Paraguay...".

Nesta balela de puro por cruza o máximo que os criadores ligados ao CBKC conseguiram chegar após 40 anos de mestiçagem foi ao Mastim Brasileiro. Cliquem e comprovem: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia.html . Depois de quase 40 anos de muitas misturas --- isto é realizando a técnica de puro por cruza, na prática --- foi a estas 4 Variedades que eles chegaram. Ou seja: UM FRACASSO !!! Além do mais, como comenta novamente com muita propriedade a criadora Ligia Morris: "Vejam que eles apresentam tudo de forma muito simplista, sem apresentar nenhum plano sério de trabalho, controle e supervisão. Sem, determinar a priori nenhum tipo canino a ser alcançado". Sugiro voces clicarem no site da Linda no link "http://fila411-usa.blogspot.com/2011/05/abracadabra-pure-bred-fila.html para conhecerem um pouco mais as observações dela.

3 - SELECIONAR CÃES PARA EXECUÇÃO DE FUNÇÕES ESPECÍFICAS TAIS COMO GUARDA E LIDE COM O GADO:
Outra falácia. Não se deixe enganar. Então não precisaria ser Cão de Fila. Qualquer raça ou vira-lata que tome conta de propriedades e lide com o gado serviria... Ponto final.

4 - PADRÃO:
Por que falar em Padrão Racial canino se o mesmo não é na prática seguido nem por criadores nem por juízes ligados ao CBKC? Não se deixe enganar !!! No meu recente trabalho "perguntem ao Tio Chico nº 3" de 31/05/11 (clicar em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia.html ) sobre a existência na prática da Raça Mastim Brasileiro, provei a existência de 4 Variedades de cães criados por estes Senhores. Esta Raça que existe de fato, queiram ou não, e com quase 4 décadas de existência e não com somente 3 gerações conforme apregoado pelo Sr. Pinto, possui 4 variedades distintas: Gigante, Standard, Pequena e Preta.

Nota: Trata-se na prática simplesmente do apregoado PURA POR CRUZA que já deu errado, chegando a, no mínimo, 4 tipos distintos. Mais um fracasso do Sr. Pinto !!!

Como um clube que se pretende especialista em Fila, a mais conturbada Raça canina do mundo, devido à mestiçagem sistemática e criminosa que lhe foi imposta e deliberadamente permitida pelo trio nefasto BKC-CBKC-FCI, sequer possui um APR (Apto para Reprodução) para selecionar seus cães??? Sem um SÉRIO E RÍGIDO APR, que ELIMINE INICIALMENTE OS MESTIÇOS EXISTENTES NOS CANIS DE SUA DIRETORIA e que trata-se do controle mais básico e elementar, como o Sr. Pinto vem falar em puro por cruza e controle? Controle do que? Baseado em quais destas 4 Variedades? O Sr. Pinto & Cia. precisam estudar. Sair um pouco dos canis, dos partos, das mamadeiras, dos veterinários, das lavagens de canil, dos shows, do Facebook e Fóruns de debates e estudarem mais. Muito mais. Saiba que ainda hoje, apesar de contar com quase 35 anos de sucesso, poucos seguidores da "Nova e Muderna Filosofia do Grande Pensador e Enganador Contemporâneo Sr. Pinto" conhecem o que seja a Análise de Fenótipo e Temperamento do CAFIB ( por favor estudem no magistral artigo do fundador do CAFIB, Américo Cardoso, datado de 1.981, clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila_brasileiro-cachorro.html ). Sabe por que? Porque são preguiçosos e não gostam de ler e estudar. Não basta ir aos canis do CAFIB e comprar Filas puros para tentarem obter uma meia-sola de fila PC (puro por cruza) como muitos criadores CBKC vem fazendo atualmente... Parem com esta ficção Sr. Pinto & Cia. e passem logo a criar Filas puros do CAFIB. Parem com estes remendos de criação !!!

5 - A ETERNA LENGALENGA E CANSATIVA REPETIÇÃO DO SR. PINTO & CIA:
5.1 - Acreditam mesmo que nossos desentendimentos sobre a Raça Fila devem ser resolvidos não nos canis, nas pistas e nos clubes de Fila, mas sim na Justiça? Ok, então que recorram logo à Justiça e parem com estas frouxas e tímidas ameaças sem fim.

5.2 - Quanto a história do Tio Chico e meu relacionamento com o Fila, não adianta ficar repetindo mentiras. Quem desejar conhecer-me ainda mais basta acessar meu site em (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/ ) e principalmente clicarem em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/15.html , http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/12-CAFIB%20BRASIL/12-10.jpg , http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/pp/Page6_port.html e http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/12-CAFIB%20BRASIL/12_6/materia.html .
Não adianta fabricar mentiras sobre meus procedimentos e posturas na Raça Fila. Eu fui um dos primeiros a praticar o correto APR em meu próprio Canil CAFIBRA, fechando-o em 1.977, devido à mestiçagem e isto, antes mesmo da fundação do CAFIB. Prática mais honesta e condizente com meu pensamento, IMPOSSÍVEL. Ao contrário do Sr. Pinto eu pratico o que escrevo e digo...

5.3 - Eleição PSCruz:
Outra falácia, muitas mentiras e algumas meias-verdades, como sempre são de costume nos textos redigidos pelo Sr. Pinto & Cia... Esta eleição não ocorreu em 1.975 como foi afirmado, mas sim 3 anos depois: 1.978. Isto mesmo, TRÊS ANOS depois !!! Portanto, a fundação do CAFIB não resultou desta derrota, pois na prática o CAFIB já existia... Para comentar em profundidade este assunto que também me foi perguntado, respondi abaixo à Pergunta nº 30.

TERMINANDO:
Afinal o que esperar de pessoas que relançam velhos canis com novos nomes e, em seu histórico, faz questão de escrever que seu canil iniciou-se tendo como padreador um cão nascido num canil que sabemos desistiu de criar cães com evidentes sinais de mestiçagem, desfez-se de seu plantel, rompeu com o CBKC-FCI que permanecia inerte ante as suas inúmeras denúncias de miscigenação e a existência de grande numero de filas mestiços, dentre eles o padreador que deu origem ao canil acima citado? Enaltecer o inicio de sua criação usando um fila-mestiço, tomar conhecimento do fato e insistir no erro, só nos faz ter muita pena destas pessoas, pois encontram-se de fato perdidas em sua criação, rodeados de mestiços com pedigree de Fila, muitas vezes premiados, MAS QUE NÃO SÃO VERDADEIROS EXEMPLARES DA RAÇA CÃO DE FILA BRASIEIRO. Muitos criadores começaram suas criações de forma errada com mestiços, como eu e tantos outros criadores. Mas nós tivemos a coragem de parar, retirar de criação nossos mestiços e recomeçar. Deve ser terrível todo o dia de manhã se olhar no espelho e realizar que: "SOU UM CRIADO DE MESTIÇOS, MAS VOU CONTINUAR TENTANDO ME ENGANAR E ENGANAR A TODOS DE QUE EU CRIO O VERDADEIRO FILA BRASILEIRO DO CAFIB"...

Finalizando: sentimos muita pena destes criadores de mestiços com pedigree de Fila, mas o fato é que eles causam profundo mal à raça Fila. E, entre eles e o verdadeiro Fila, o Tio Chico prefere o Fila.

30) O que voce poderia esclarecer sobre o fato do Dr. Paulo Santos Cruz ter perdido a eleição para a presidência do Clube Paulista do Fila Brasileiro no ano de 1.978, como afirma meu pai, e não em 1.975 como li recentemente num grupo do Facebook ?
Muito bem: a maior correção voce já fez. Não foi em 1.975, mas sim três anos depois em 1.978. Portanto nada tem a ver com a fundação do CAFIB. Trata-se apenas de mais uma mentira, como tantas outras encontradas nos textos do Sr. Pinto & Cia...

Vamos por partes, que nem Jack "Misturador", alias Jack Estripador:

1 - Em 1.975 nosso querido Dr. Paulo não concorreu a nenhuma eleição, pois estava tranquilamente em sua casa na Rua Oswaldo Cruz, nº 394 em Santos-SP longe, muito longe da cinofilia brasileira, da qual ele havia espontaneamente se retirado. (Alô, Sr, Pinto, isto sim é "abdicar"...). Eu e outros membros do futuro CAFIB, preocupados com o aumento descontrolado da mestiçagem na Raça Fila, fomos procurá-lo e o trouxemos de volta à criação do Fila apenas em Junho de 1.976... Tio Chico conta a Verdadeira História do Fila e, ao contrário do Sr. Pinto, prova: vide clicando no magistral artigo de Paulo Godinho publicado em 29/06/76 no Jornal do Brasil em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/4-Documentos-de-1975-e-1976/4-17.jpg .

2 – Menção a esta eleição, atestando ter ocorrido no ano de 1.978, encontra-se no jornal "O Fila Brasileiro", datado de Setembro de 1.979, organizado pela Associação dos Criadores de Fila do Rio que existiu por poucos anos, com recursos do BKC e que desde a primeira a última página atacava o CAFIB e seus membros. Como era de se esperar, devido às inúmeras inverdades publicadas, este jornalzinho jamais teve sequer um segundo número... Obs: original em meu poder.

3 - O vencedor desta eleição "armada" como tantas outras pelo BKC e Kennel Club Paulista foi Armando de Souza Reis, o Armandão; já que ambos os clubes temiam a seriedade, honestidade de princípios, conhecimento historio e técnico e verdadeiro amor a Raça Fila do nosso querido amigo Paulo Santos Cruz. O medo do Dr. Paulo ganhar esta eleição era tão grande que foram até convocados eleitores do Rio e era permitido o uso ilimitado de procurações...

4 – Por que Paulo Santos Cruz foi derrotado? Muito simples, como nos conta Luiz Antônio Maciel, na época jornalista do mais influente jornal brasileiro, o ESTADÃO. Nosso querido Maciel foi também fundador do CAFIB e idealizador, editor e responsável pelo nosso Jornal "O FILA", o qual já foi totalmente digitalizado e em breve estará disponibilizado no site do CAFIB. Maciel juntamente com Airton Campbell, Américo Cardoso, Roberto Maruyama e muitos outros, formaram o embrião do CAFIB ao cursarem todas as terças feiras de noite o curso sobre a Raça Fila ministrado por Paulo Santos Cruz no Centro Cultural Itamaraty, na Av. Rebouças na cidade de São Paulo:

"Chico, nosso querido Dr. Paulo dificilmente ganharia esta eleição pelo simples fato de que o Programa apresentado por ele e a Plataforma montada por mim, era frontalmente contra o BKC e seu presidente, o poderoso Sr. Lucena. Nós sabíamos que seria muito difícil ele ser eleito, mas jamais perderíamos esta oportunidade de divulgar nossas idéias...

I – Basta te dizer que neste Programa o Dr. Paulo entre outros itens escreveu que:
a) Pessoas despreparadas e desconhecedoras do alcance dos seus atos, tem introduzido no Fila o sangue de outras raças, notadamente Dinamarquês, Mastim Napolitano e Mastiff Inglês.
b) A desculpa de estarem realizando experiências não procede, pois falsificaram documentos de registro, afirmando serem da Raça Fila todos os ascendentes de suas crias;
c) ante a ineficácia de fiscalização
(do BKC), só nos cabe, amigos do Fila Brasileiro nos unirmos em sua defesa e, principalmente, na pureza de suas linhagens.

II – Me coube redigir a nossa Plataforma de Trabalho onde encontrava-se especificado entre outros itens e de forma resumida que:
d) Conscientizar os criadores do Fila para o crime genético que se comete contra o Fila ao se permitir a mestiçagem...
(Nota: função até hoje assumida pelo CAFIB ).
e) Lutar junto ao BKC pela reabertura do RI (Registro Inicial) permitindo a incorporação ao plantel existente, dos Filas autênticos e puros que ainda existem espalhados pelo interior do Brasil, mas que não dispõem de nenhum registro (Nota: esta prática foi adotada com tremendo sucesso pelo CAFIB que percorreu o nosso país de Nordeste ao Sul em dezenas de excursões avaliando e cadastrando Filas).
f) Lutar pela revisão do atual padrão da Raça Fila, aprovado em 1.976 num Simpósio em Brasília, uma vez que o padrão anterior sofreu alterações com o objetivo de favorecer os animais mestiços...
(Nota: o CAFIB criou nosso Padrão que é seguido por todos até hoje)
g) Lutar pela instituição de um Stud Book do Fila de âmbito nacional e internacional... (Nota: este ponto transformou-se no Stud Book do CAFIB).
h) Realizar um levantamento do plantel existente em SP (...) de modo a permitir um balanço dos danos que a mestiçagem causou... (Nota: o CAFIB realizou este balanço não só em SP, mas em quase todo o Brasil) e muito, muito mais.
Obs: cópia do Programa e da Plataforma em meu poder.

Chico, voce acha que com um Programa e uma Plataforma assim nós ganharíamos alguma eleição sob o controle do BKC, KCP e, principalmente, do Sr. Lucena? Claro que não !"

5 - E o mais importante: eu e a maioria dos fundadores do CAFIB torcíamos para que Paulo Santos Cruz perdesse esta eleição, pois não desejávamos um clube estadual e, muito mesmo, debaixo do BKC. Nós pretendíamos um clube como o CAFIB, totalmente independente do BKC, nacional e internacional (*), pois nossas pretensões jamais seriam atendidas de baixo de um dirigente como Eugênio Henrique Pereira de Lucena. Prova: a Comissão de Aprimoramento do Fila Brasileiro bateu logo de frente com o Sr. Lucena e virou Clube independente ainda em 1.978. (vide: http://www.cafibbrasil.com.br/cafib_historico3.html )

(*) Lembrem-se que em 1.977 eu já havia criado o Fila Brasileiro Club of América, clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/6-Documentos-de-1977/6-15.jpg .

Mas por que, mesmo assim, o Dr. Paulo concorreu? Simples: pois era um coroa do bem, boa praça e magnânimo que acreditou que seu passado na raça Fila talvez pudesse vencer os mestiçadores e ele poderia fazer uma grande união de criadores com uma só Filosofia de Criação e objetivo: o Fila puro. Aliás, até hoje muitos herdeiros dos mestiçadores pregam esta "união", mas sem abdicar dos mestiços que possuem em seus canis e, claro, aceitando todas as 4 Variedades de fila, digo, Mastim Brasileiro, existentes... Logo, Sr. Pinto: quem é o responsável pela desunião na Raça Fila?


Nada mais do que isso. Os mestiçadores armaram bem o esquema, com o apoio do BKC e do Kennel Club Paulista e ganharam. GRAÇAS A DEUS, pois assim, ficamos ainda mais livres para de forma independente organizar e trabalhar pelo Fila Puro por meio do CAFIB que veio a salvar o verdadeiro Fila da extinção.

Logo, ao contrario do que afirma o Sr. Pinto, tentando enganar os ingênuos e trouxas, a data desta eleição não foi 1.975 já que neste ano eu ainda não tinha conhecido o Dr. Paulo e nem conhecia Velha Guarda do CAFIB... Portanto a fundação do CAFIB nada tem a ver com esta eleição. Sr. Pinto, pare de mentir e futricar: o senhor sabe muito bem que o CAFIB foi fundado como uma resposta clara e objetiva contra a mestiçagem ilegal, criminosa, sem controle e sem objetivos pré-definidos que foi aplicada contra o Cão de Fila Brasileiro.

Meus amigos: esta é a Verdade real.

::::::::::::::::::::::::::::

Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro
Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro