À
Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC
At: Sr. Sergio de Castro
C/c: FCI + Paulo Godinho + BKC
Tio Chico Informa nº 10 Data: 28-12-11
Amigos e amigas,
Ainda muito surpreso com a renúncia do Roberto Sene e do Virgilio Orsi do CBRFB e com o silêncio e permanência de Wankis Medeiros e Harrison Pinho neste mesmo Conselho, naveguei por alguns Facebooks e Fóruns de debate a fim de tentar obter algumas informações.
Infelizmente, salvo a Carta Aberta do Roberto Sene, nenhum outro comentário mais profundo encontrei. Entendo que o Roberto Sene não se submeteu a transformarem o APR por ele proposto num "APR-opcional" que obviamente inviabiliza qualquer trabalho de seleção sério no Fila-CBKC. Basta mencionar que o CAFIB ha 34 anos seleciona com sucesso por meio de nossa Analise de Fenótipo e Temperamento. Ou, como disse nosso querido Pedro Borotti, criador e juiz do CAFIB há mais de 30 anos: "APR-opcional" = "mulher-meio grávida".
Mas, navegando, encontrei algumas observações interessantes que gostaria de comentar com voces:
1. Li a seguinte pergunta: por que o CAFIB se preocupa tanto com o que acontece dentro da CBKC,sendo ele um clube independente não deveria largar de lado a CBKC e cuidar tão somente dos seus cães, seus pedigrees e seus eventos ?
Bem, na minha modesta visão o CAFIB não se preocupa com o Fila-CBKC. Uma minoria dos seus diretores e criadores, sim. E eu muito. Aliás, muitíssimo.
Posso garantir que desde 1.978 quando o CAFIB se tornou independente do então BKC, a maioria da Velha Guarda do CAFIB "enterrou" o BKC-CBKC. Até hoje me surpreendo como para tantos membros do CAFIB a dupla CBKC-FCI simplesmente não existe. Entretanto eu, ao contrário, sempre me preocupei muito com o Fila-CBKC, chegando até ter tentado algumas aproximações, pois eu penso na Raça Fila de forma a mais ampla possível. Sonho com uma Raça Fila unida e coesa. Sonho mais: com os criadores, juízes e clubes de outras Raças respeitando e reconhecendo as qualidades do nosso Cão de Fila Brasileiro e não a discriminando como uma Raça onde o CBKC-FCI concedeu muitos pedigrees para cães mestiços. Sonho ver uma pista repleta de Filas homogêneos, iguais e cada um melhor que o outro...
Mas, obviamente, eu penso nesta união somente entre os Verdadeiros Filas e seus verdadeiros criadores. Não entre Filas Puros e mestiços com pedigree de Fila; ou com exemplares da Raça Mastim Brasileiro, a qual de fato existe na prática, quer queiramos ou não, quer seja reconhecida e oficializada pelo CBKC-FCI ou não. Como tenho este sonho eu informo que realmente estou sempre atendo ao Fila-CBKC. A prematura renuncia do Roberto Sene faz parte do Fila-CBKC. E isto me preocupa pelo retrocesso que mais uma vez isto representará.
O CAFIB tem suas normas e regulamentos que são seguidos desde sua fundação. Somos rígidos, disciplinados e educamos nossos criadores. Mas não somos "comedores de criancinhas" e muito menos uma "seita". Mas certamente nós sabemos o que queremos de e para o Fila. Claro que cometemos erros, mas certamente não fazemos politicagens, perseguições e nem proteções. O Fila sempre esta em primeiro lugar. Para nós o que importa é o Fila Brasileiro. Alem disto o CAFIB dá muita liberdade aos seus sócios que são livres para se expressar. Ai entra o Tio Chico e o meu site.
Como sonho numa grande união de criadores do verdadeiro Fila, continuarei nesta direção. Ou que alguém me prove que eu estou errado que mudarei meu posicionamento pois, como costumo dizer, não tenho compromisso com o erro nem com a teimosia...
2. Para surpresa minha, num momento tão importante marcado por estas duas renuncias, não consegui ler um só esclarecimento sobre a permanencia dos outros dois Conselheiros: Wankis Medeiros e Harrison Pinho. Afinal, por que realmente Wankis e Harrison permaneceram e Roberto e Virgilio saíram? Por que continuar como os paises da Primavera Árabe ou a China que censuram seus Facebooks? Pior: por que criadores de Fila-CBKC aceitam pasivamente esta censura? Porque não criam outros Fóruns? Por que tanta pacividade e aceitação? Quando é que voces vão reagir com um verdadeiro temperamento de Fila?
Entretanto alem de não obter estas claras respostas, leio inumeras postagens sobre assuntos neste momento totalmente irrelevantes, que mais parecem serem postados para tirar o foco do assunto principal que é esta renúncia. Afinal, o CBKC vai ou não manter um APR sério? Eu pessoalmente não acredito que o Sérgio de Castro se submenta a este ridículo "APR-opcional" cujo resultado prático seja igual a zero. Por isto fico surpreso que num momento de grande turbulencia do Fila-CBKC criadores se alvorocem para falar de assuntos secundários tais como: cor, peso e tamanho do Fila, criação de mais um Ranking Nacional, expos e matchs. Ora meus amigos o CAFIB resolveu estes tópicos há 34 anos. Será que os criadores de Fila-CBKC estão tão perdidos assim? Não, não acredito. Não pode ser. É curtina de fumaça lançada sobre os tolos e covardes que não reagem.
Li tambem frases sem a menor profundidade sendo lançadas sem compromisso do tipo "fazer coisas pró-ativas pela raça e trazer idéias para melhorar a raça e trazer união?" Ora, meus amigos, quem escreve uma tolice tão óbvia como estas ou é um ingênuo de marca maior ou só pode mesmo estar querendo tirar o foco da questão importante que é a renuncia do Roberto Sene e o fim do APR que ele e o Virgilio Orsi tanto sonharam.
Na minha modesta visão o que os criadores do Fila-CBKC devem avaliar com muita seriedade é: que Raça desejam relamente criar?
a) Se a resposta destes criadores for mesmo criar Fila Brasileiro, pergunto: como pretendem fazer para que o grande número de Filas-Puros do CBKC não cruzem mais com os cães chamados de Mastim Brasileiro, fila-mestiço, fila-atarracado, fila-toy, fila-salada-genética e fila-atípico,? Ora, se querem criar mesmo Fila Brasileiro por que voces não se organizam e exigem do CBKC a exclusão imediata do seu plantel via APR de todos os cães fora do padrão por mestiçagem? Por que voces não utilizam somente os inúmeros Filas-Puros que voces mesmo possuem e a prova disto esta na quantidade de excelentes fotos postadas no Facebook "FB: Seleção com Responsabilidade"? Afinal: onde estão os líderes da criação do Fila-CBKC? Por que não exigir que a FCI proceda com o Fila da mesma forma limpa e correta que procedeu com a Raça Akita que foi dividida em Akita Japonês e Akita Americano, devido a miscigenação?
b) Agora, se voces querem continuar criando mestiços, ok, vão em frente. Mas não tentem inventar desculpas de que toda a raça evolui etc e tal. A Raça Fila involuiu pois foi durante quase uma década sistematicamente e ilegalmente cruazada com cães de outras três Raças. E o produto desta mestiçagem foi registrado como se Filas puros fossem e seus descendentes estão sendo cruzados até hoje. E justamente por isto passou a ter diversos "tipos" ou Variedades. Não adianta continuar culpando o CAFIB, o Paulo Santos Cruz e o Tio Chico. O problema esta somente em voces que não reajem, não tem liderança, não defendem o Fila e não se decidem por criar apenas Filas Puros. Nós do CAFIB fomos voces ontem, isto é, há 34 anos atrás. Como repudiamos naquela oportunidade a mestigagem no BKC, criamos o CAFIB e nos tornamos independentes. Apenas isto. Simples assim.
Infelizmente passaram-se algumas décadas e mais uma vez a história se repete como escreveu para mim um simpatizante do CAFIB, que sequer é nosso membro: "Na década de 70, devido a mestiçagem e os rumos errados da criação, a própria BKC criou a Comissão CAFIB. Esta Comissão verificou os erros da criação, suas safadezas e expôs ao BKC que era o órgão teoricamente competente. Como o BKC não tomou nenhuma providencia os criadores se separaram e a Comissão CAFIB se transformou no Clube CAFIB se tornando independente. Hoje, 34 anos depois, temos o repeteco da história: a CBKC cria um Conselho para averiguar, corrigir e guiar diretrizes para a criação de Filas. Esse Conselho foi criado devido aos problemas relacionados com os filas mestiços, atípicos, não funcionais que empesteiam a criação do Verdadeiro Fila e são alvos constantes de críticas. Pois bem, ao primeiro sinal de uma atitude mais enérgica que seria a instauração do APR, forças obscuras anulam tudo o que se havia programado e ainda mais, promovem novamente uma separação entre os criadores."
E, ainda, como me escreveu nosso Presidente, Airton Campbell: "Mudam as pessoas, mudam os clubes e o assunto é o mesmo: o Fila-CBKC ainda não conseguiu encontrar seu rumo, seus objetivos únicos, seu consenso, seu fenótipo, sua ideologia e filosofia de criação. E nós do CAFIB continuamos a 34 anos na mesma linha reta em direção ao FILA PURO !
Por favor, lembrem-se sempre: alguns de voces podem não gostar do Tio Chico, achar que eu sou muito duro e bato muito. Ok, sem problemas. Mas ninguém jamais poderá me acusar de mentir, de inventar fatos e que meu objetivo desde antes da criação do CAFIB não tenha sido somente resgatar e perpetuar o Fila Puro. E isto eu devo e serei eternamente grato a Velha Guarda do CAFIB, pois, sem o CAFIB, o Fila Puro não estaria mais entre nós hoje.
Apesar da triste noticia da renuncia do Roberto e do Virgilio, espero que o CBKC reveja suas decisões, que o APR sério e honesto seja mantido, assim como a [] grande Expo e Seminário no Rio. Que o Fila-CBKC tenha um melhor ano em 2.012, já que a frustração das expectativas criadas com este novo Conselho foi enorme.
Forte abraço a todos, Chico Peltier.