De: fbcp2009@uol.com.br [mailto:fbcp2009@uol.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 23 de dezembro de 2011 11:47
Para: 'canilvaledoaricanduva@hotmail.com'
Assunto: ENC: Tio Chico Informa nº 7 - Apto para julgar + Poema + Renuncia Roberto Sene --- email grupo 12.b - SPFB - sócios
Tio Chico Informa nº 7
Data: 21-12-11
Data: 5 – Agosto – 2.011
Amigos e amigas,
1 – Email de Jaime Pérez, presidente do CAFIBE-Espanha:
Acabo de receber do juiz, dirigente e criador de Filas espanhol Jaime Pérez, que poucos meses atrás renunciou às suas credenciais de Juiz Internacional da FCI e da Real Sociedade Canina Nacional da Espanha, optando por permanecer somente no CAFIBE-Espanha onde é o nosso atual presidente
(vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_98/materia.html ) e julgou no Brasil as Expos do CAFIB de Amparo e Guaratinguetá este ano, o email abaixo que por levantar um assunto muito importante achei que deveria ser repassado e dividido com todos voces:
"Agora que o CAFIB conseguiu, depois de mais de 2 anos de insistentes pedidos, fazer com que a CBKC e o CBRFB instituíssem o APR (Apto para a Reprodução), devemos confiar mais outro movimento e campanha ao nosso querido Tio Chico: convencê-los a instituir tambem o APJ. Isto é, o "Apto para Julgar.
O APJ compreenderiam muito estudo e testes práticos aos quais estariam sujeitos todos aqueles que pretendessem se canditar a julgar e aplicar o APR. Afinal se estes julgadores continuarem não conhecendo o verdaderio fenótipo e temperamento do Fila puro este APR ora promulgado será inócuo, pois esta falta de conhecimento levou, por sua ação ou omissão, a degradação da nosso querido Fila. Caso estes senhores da CBKC continuem sem saber avaliar corretamento o verdadeiro Fila este APR dificilmente servirá para alguma coisa realmente adequada a seleção para a reprodução.
Saudações,
Jaime Perez."
..............
Estas poderações feitas pelo Jaime Pérez são muito imporantes e acredito que o nosso querido Roberto Sene esteja muita atento a este assunto. Por isto tenho dito que devemos aguardar a Regulamentação do APR e sua realização na prática. Sinto muito que este APR não seja para todo o plantel de Filas e filas do CBKC e somente para cães nascidos em 2.011. Uma década se perderá sem motivo algum. Não entendo por que não afastar da reprodução AGORA todos os mestiços com pedigree de Fila !!!
Para aqueles que gostam de conhecimento e NÃO APENAS DE CRIAR, um pouco da Verdadeira História do Fila sobre a importancia de saber julgar e, portanto, de saber separar os Filas Puros dos filas mestiços:
Esta foi uma das primeiras preocupações de Paulo Santos Cruz e do CAFIB. Em 1.978, poucos meses antes da fundação do CAFIB, ainda como Comissão e atrelada ao BKC, o Dr. Paulo iniciou um Curso sobre o Fila que logo evoluiu para um Curso de Juizes. Os primeiros a completarem este curso foram Airton Campbell, Américo Cardoso dos Santos Jr. e Marilia e Roberto Maruyama que no dia 28 de abril de 1.979, na sede do Santos Kennel Clube-BKC, realizaram o exame para Juiz Especializado na Raça Fila Brasileiro tendo todos os quatro sido aprovados. A banca examinadora era composta, pelo presidente do Santos Kennel Clube, pelo presidente do Conselho de Juízes do BKC, pelo presidente do BKC e pelo veterinário Vicente Costa.
Curiosidade inimaginável num Clube minimamente sério, o que não era definitivamente o caso do BKC do Henrique Lucena com relação a Raça Fila: por denunciarem a mestiçagem, exigirem a pureza racial na Raça Fila e por enviarem ofícios ao BKC cobrando providencias imediatas (vide pergunta nº 10 do "Pergutem ao Tio Chico nº 1", clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/materia_75_port.html ) todos estes 4 juízes do CAFIB, alem de outros cafibeanos, foram punidos pelo presidente Henrique Lucena via Circular nº 79/28 datada de 17/07/79 (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9_12/materia.html ) do então BKC.
- Os quatro juízes acima citados mais Paulo Santos Cruz tiveram seus direitos de julgar no BKC cassados (vide folha 2 desta Circular);
- O Tio Chico foi considerado "persona non grata" por ter sido o primeiro a denunciar sistematicamente a mestiçagem e por enviar carta-denuncia (minha Carta Aberta de Londres, vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_14/materia.html ) a todos, inclusive à própria FCI. Mais uma curiosidade; talvez pelo BKC se encontrar sob a influência dos anos de arbítrio vividos pelos brasileiros nos anos da Ditadura Militar, o BKC resolveu que o Tio Chico não tinha mais "...poderes para – fazer -- qualquer pronunciamento sobre a Raça Fila". Vide folha 3. Ou seja, meu querido e tolo Lucena "decretou" que eu tinha que ficar calado. Pois eu falo e muito bem. Até hoje...
Ou seja, na míope visão do BKC do Lucena miscigenar a então única Raça brasileira, destruir parte de nossa Fauna, desrespeitar os próprios Regulamentos do BKC e FCI, aumentar o faturamento do BKC por meio de registros de mestiços, PODIA !!! Mas quando o CAFIB denunciava, cobrava providencias e resgatava o Verdadeiro Fila Puro, NÃO PODIA !!! Meu Deus, quanta burrice. E ainda há gente que pensa assim até hoje !!!
Ou seja, concluindo: Jaime Pérez esta corretíssimo: sem juiz apto para julgar, não haverá plantel apto para reproduzir !!!
2 – Restabelencedo a verdadeira autoria do poema "Exaltação ao Fila Brasileiro", até então cosiderado como tendo sido escrito por João Baptista Gomes, ex-presendente do Clube Paulista do Fila, que antecedeu a SPFB e era proprietário do Mastiff Inglês Willy (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1843.jpg ) que foi muito usado na miscigenação com fêmeas puras da raça Fila:
Em breve voces poderão acessar no site do CAFIB alem deste lindo poema:
- o email de Rubens Alvarenga, filho do verdadeiro autor deste poema, Admar Alvarenga Junior, que entre outras assuntos registra: "Esse poema foi criado no início da década de 70 quando meu pai, por indignação com a miscigenação que estava ocorrendo na época, resolveu posicionar-se contra através do que mais gostava de fazer – poesia -- e entregou o tal poema para o Sr. João Baptista Gomes, que era na época o presidente do Clube Paulista do Fila Brasileiro."
- alem disto o Rubens Alvarenga encaminhou tambem ao CAFIB carta assinada por Procópio do Valle datada de 15/01/82 reconhecendo mais este equívoco. Ou seja mais um "esquecimento e achismo" do nosso querido Procópio...
3. INFORMAÇÂO DE ÚLTIMA HORA:
"O meu sonho acabou...", por Roberto Sene, 22/12/11 às 23:25:
De coração: espero que não.
Torço para que Roberto continue a frente do CBRFB.
Roberto tratar-se de criador antigo, que conhece o verdadeiro Fila, que sabe muito bem o que é um mestiço com pedigree de Fila, que tem trânsito no Unifila e no CAFIB e é muito querido da SPFB. É sério e independente profissionalmente. Ao criar o APR para a Raça Fila todos nós sabíamos que ele iria enfrentar grandes desafios e também o maior inimigo do Fila Puro: o mestiço que ainda reside em diversas residências e que provavelmente não seriam aprovados. Estes mestiços, muitos deles de propriedades de filinhos de papai, é que fizeram com que o nosso Roberto renunciasse. A proposta de se criar um "APR opcional" ésimplesmente imoral e malandra. Espero que o CBKC não aceite esta renúncia e continue na sua nova trajetória em benefício do Fila-CBKC.
Feliz Natal.
Abs, Chico Peltier.