Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro
Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro

De: fbcp2009@uol.com.br [mailto:fbcp2009@uol.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 21 de outubro de 2011 07:38
Para: Sergio Castro; contato@brasilkennelclub.com.br
Cc: FCI - Hans Muller; FCI - chris habig; FCI - declercq.y@fci.be; FCI - grulois.mf@fci.be; FCI - info@fci.be; FCI - lunaduran.m@fci.be; FCI - marketing@fci.be; FCI - moreno.c@fci.be
Assunto: ENC: Perguntem ao Tio Chico nº 10 --- email grupo CBKC - BKC - FCI

Perguntem ao Tio Chico nº 10
Data: 21-10-11

"ERRAR É HUMANDO, MAS COLOCAR SEMPRE A CULPA NO CAFIB É EXTRATÉGICO..."

Amigos,

A pedidos, analiso alguns recentes comentários que foram colocados em grupos de Facebook e Fóruns de debates relativos ao nosso querido Cão de Fila:

36. Por que até hoje ainda existe "brigas" sobre a Raça Fila Brasileiro?

Em minha opinião não deveriam existir "brigas", mas sim discussão inteligente e profunda sobre assuntos realmente importantes. Penso que discutir seja uma atitude democrática, sadia e absolutamente normal, onde não deveriam existir inimigos, mas sim adversários de idéias. É assim que eu entendo e procedo. Infelizmente sempre existem participantes sem educação e sem argumentação sólida. Pior: sem o devido conhecimento dos fatos e, ainda, os mentirosos de plantão. Mas a vida é assim mesmo e no Fila não seria diferente. Entendo que estas discussões deveriam ser todas baseadas em documentação e argumentos válidos. Penso que estas "brigas" ocorram mais nos Facebooks e Fóruns, dos quais não participo, justamente devido à superficialidade e rapidez das abordagens, da falta de argumentação profunda e até por não saber quem realmente assina cada postagem e opinião. Existem até aqueles que criam uma identidade falsa para covardemente atacar sem de fato se exporem. Infelizmente é assim que a banda também toca.

Da minha parte entendo que sempre procurei elevar o nível e o esclarecimento daqueles que amam a Raça Fila, inclusive com a farta documentação histórica e diversas fotos que encontram-se disponibilizadas em meu site (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/) .

Infelizmente entendo que as discussões inteligentes e as "brigas" que não constroem continuarão existir, pois existem dois grupos de criadores:
a) aqueles que desejam criar e perpetuar o Fila puro, conforme herdamos da Mãe Natureza, que se encontram mais agrupados no CAFIB e no Unifila;
b) enquanto que outro grupo, mais filiado ao CBKC-FCI, que aceitam continuar criando mestiços de Fila, já que seus cães possuem pedigree de fila.
c) Importante: entretanto, mais uma vez ressalvo que existem Filas puros e criadores sérios no sistema CBKC. Mas, infelizmente, me parece que estes criadores não tem se preocupado muito em misturar seus Filas-puros com os demais mestiços.

Este é o foco da questão: de um lado encontram-se os "puristas" e do outro lado aqueles criadores que:
a) possuem Filas puros, mas não se importam em miscigená-los;
b) a grande maioria de forma inconsciente iniciou-se na criação do Fila se utilizando infelizmente de cães mestiços, pois acreditavam na pseudo-oficialidade do CBKC-FCI. Como já esclareci reiteradas vezes, muitos membros do CAFIB se iniciaram na criação do Fila também com mestiços, mas ao tomarem conhecimento da mestiçagem logo se transferiram para o CAFIB e adotaram nossa Filosofia de Criação. É por isto que no CAFIB encontramos homogeneidade em nossa criação enquanto que em outros clubes, conforme seus próprios membros alegaram recentemente no Facebook, encontram-se os tipos e variedades chamados por eles mesmos de "fila-atarracado, fila-basset, mini-fila e fila-toy" e eu acrescentaria ainda os filas dos tipos gigante, standard, preto e salada-genética.

Sendo assim, não há saída: pense, analise e escolha o seu lado e clube!

37. Por que o DNA não seria capaz de resolver hoje esta situação de discórdia?
Infelizmente, em minha opinião no Caso do Fila, o DNA não pode ainda retroagir no tempo, salvo se já contássemos com os recursos suficientes para as pesquisas, o pessoal capacitado e interessado em pesquisar e a totalidade do material correto a ser coletado. Somente assim o DNA poderia retroagir no tempo e diferenciar as linhas de Filas mestiços das linhas de Filas puros. Assim seríamos informados com exatidão a respeito dos cães e linhas mestiças que nos últimos 35 anos receberam indevidamente pedigree de Filas, apesar de serem mestiços de fila, fruto do cruzamento ilegal de Filas com Mastiff Inglês, Mastim Napolitano e Dinamarquês-preto.

O DNA certamente informará com absoluta exatidão a partir dos tempos atuais, se o filhote "AB" é fruto ou não do acasalamento ou cruzamento de "A" com "B", estando todos estes três exemplares ou seus parentes próximos vivos ou, ainda, desde que tenham sido devidamente coletados o material genético destes em um banco genético. Mas, na prática, meus amigos, do que nos interessa saber se o filhotinho mestiço "AB" é ou não filho dos mestiços "A" e "B" que possuem pedigree do CBKC?

Ou seja, infelizmente, os neo-apologistas da mestiçagem, mais uma vez pretendem deturpar a correta aplicação do DNA, uma utilíssima ferramenta científica de trabalho, pois entendem que o DNA tem que ser usado de qualquer maneira para validar os mestiços atuais que residem em seus canis. Se bem que isso talvez não seja possível, uma vez que alguns cientistas e pesquisadores acreditam já terem genotipado o Fila Puro. Assim, estes neo-apologistas da mestiçagem tentam desta forma fazer, intencional e subliminarmente, com que nos esqueçamos das linhas de sangue e dos seus ancestrais mestiços que por durante 35 anos foram utilizados indevidamente na criação do Fila.

Concluindo: me parece que muitos criadores e dirigentes ligados ao Fila-CBKC gostariam de zerar a pedra hoje, re-começando toda a criação do Fila, onde todos os tipos, variedades e pedigrees de Filas puros e filas-mestiços seriam válidos e reconhecidos por todos os clubes e viveriam assim "felizes para sempre"... Parece até que eles acreditam em Papai Noel e almoço grátis! Mas esta desculpa e saída estratégica não interessa ao CAFIB, que continua inabalável no seu propósito de criar e perpetuar o Fila Puro. Afinal esta é a nossa Filosofia de Criação que praticamos com enorme sucesso há quase 34 anos desde nossa fundação em 1.978. Jamais aceitaremos esta idéia de mestiçar ainda mais a mestiçagem!!!

Não tenho nenhum receio em afirmar que hoje, decorrido 35 anos do inicio das mestiçagens, existem duas Raças: o Fila Brasileiro e o Mastim Brasileiro. E o DNA em breve provará este fato irrefutável. Aguardem.

38. A criação do CAFIB foi uma reação à mestiçagem?
Sim, sem dúvida. Uma reação à mestiçagem, comprovada por inúmeros depoimentos (conforme resposta nº 41 abaixo e item 3 do "Perguntem ao Tio Chico nº 8" que em breve estará postado no meu site com o número 30-104 no link http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/22.html que refere-se a "Documentos de 2.008 até..."). O CAFIB foi fundado por um grupo de paulista em 1.978, como uma Comissão dentro do sistema do BKC-FCI. O presidente do BKC era o Sr. Eugênio Lucena. Logo após sua organização a então Comissão de Aprimoramento do Fila Brasileiro encaminhou ao BKC-FCI as inúmeras denuncias também mencionadas no item 3 acima. Como o BKC-FCI não tomou nenhuma providência, não vez nenhuma investigação, não puniu nenhum criador, não suspendeu da criação nenhum cão mestiço; esta Comissão rompeu ainda em 1.978 como o BKC e transformou-se em Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro, totalmente independente do BKC-FCI, passando a formar juízes, a registrar seus Filas, a realizar Análises e exposições, a selecionar nosso plantel aprovando Filas e reprovando mestiços -- ou seja, há quase 34 anos praticando o APR inexistente em outros clubes de Fila -- e, principalmente, a viajar pelo Brasil em busca de Filas puros levantando assim o plantel da Raça Fila.

Importante: em 1.980 fomos reconhecidos pelo então Ministério da Agricultura (vide: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/13-CAFIB-X-MA/13-1.jpg ). Por isto entendo que o CAFIB seja tão oficial quanto o CBKC.

39. A criação e homologação da Raça Mastim Brasileiro poderia acabar com estas discussões e brigas?
Sem duvida. É a melhor idéia. Poderíamos manter o plantel do verdadeiro Fila Brasileiro, formado por criadores ligados ao CAFIB, Unifila e tantos outros criadores da SPFB e do CBKC que possuem Filas Puros e organizar o plantel do Mastim Brasileiro, formado exclusivamente por criadores ligados ao CBKC que aceitam todos os tipos por eles mesmo mencionados no item 36 acima ("fila-atarracado, fila-basset, mini-fila, fila-toy" mais os fila-gigante, fila-preto e fila-salada-genética) e não se preocupam com a pureza da Raça Fila. Ou seja, no fundo não se importam se criam ou não o verdadeiro Fila, mas sim, amam e admiram os cães mestiços que encontram-se em seus canis, lhes dando atenção, amor e proteção. Muito justo.

Talvez seja por isto que alguns neo-apologistas da mestiçagem já opinam e se desculpam dizendo o absurdo de que no fila o fenótipo não importa, apenas a funcionalidade...

Lembrem-se que foi exatamente isto que ocorreu com a Raça Akita, muito miscigenada propositalmente para poder sobreviver à II Grande Guerra, quando o Japão sofreu os efeitos de duas bombas atômicas e as dificuldades que imperavam no pós-guerra. No Caso Akita a FCI, juntamente com o AKC e JKC, tomou a atitude correta criando as Raças Japanese Akita e American Akita. Ou seja: quando a FCI quer, resolve... Mas no Brasil...

40. Estas brigas e discussões não atrapalham o comercio de cães?
Não nos preocupamos com este comércio. Não nos interessa vender filhotes em grandes quantidades. Confesso que fico até surpreso quando vejo os apologistas da mestiçagem falando em comércio de fila (lembrem-se sempre: "fila" com "f" minúsculo = mestiço) e, mais ainda, em marketing canino para fila !!! Interessa-nos preservar e perpetuar o Fila Puro. Acho muito revelador como os neo-ideologistas e apologistas da mestiçagem tanto se preocupam com a venda de seus filhotes. Me lembram até os comerciantes de filas dos anos 70 e 80 que ganharam muito dinheiro, no Brasil e no exterior, comercializando ninhadas inteiras de filas com pedigree, que fizeram com que os registros do BKC-CBKC batessem recorde de faturamento. Entendam uma coisa: pouquíssimos criadores do CAFIB possuem muitos Filas adultos aprovados em reprodução. Logo, qualquer desculpa de cunho comercial inventada para ludibriar os tolos, que pretenda justificar a existência da mestiçagem como sendo uma simples jogada de interesse comercial, é falsa.
Agora, se o interesse do público em comprar cães dos tipos "fila-atarracado, fila-basset, mini-fila e fila-toy" ou fila-gigante, fila-preto e fila-salada-genética esta diminuindo, por favor, não culpem o CAFIB...

41 . Que credibilidade teria a velha e requentada denuncia contra o Dr. Paulo Santos Cruz, datada de 1.987, que circula pela web há anos, mas sempre sem apresentação de absolutamente nenhuma prova ou sequer uma evidência, que foram recentemente mais uma vez postadas num Facebook?
Em minha opinião, nenhuma credibilidade. Igual a zero.
É preciso não se deixar enganar. Qualquer um pode escrever e postar o que bem entender, ainda mais usando uma denuncia datada da década de 80 e de um criador de Mastin Napolitano.

Por favor, sugiro que voce compare a denúncia vazia mencionada acima, onde uma pessoa ataca sem provas o "Pai do Fila" e os seguintes depoimentos abaixo, mencionados por mim como provas da existência da mestiçagem e que são apenas parte dos existentes no item nº 3 do meu "Perguntem ao Tio Chico nº 8" apresentadas todas por pessoas muito conhecidas e extremamente atuantes:

a) Eugênio Pereira de Lucena, ex-presidente do BKC e CBKC, em carta entregue em 12/08/83 a Chris Habig, atual vice-presidente da FCI e a mim, dirigida a Molosser Magazine da Alemanha (vide: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-14.jpg ) e seu longo depoimento escrito em 1.988 para o prefácio do excelente livro de Antonio Carlos Linhares Borges, criador do Unifila (vide:
http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/11-Documentos-1984-ate/11_20a/materia.html ) ;

b) Christopher Habig, atual vice–presidente da FCI, em entrevistas ao Jornal O Estado de São Paulo em 1.983 (vide: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-15.jpg , http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-16.jpg e http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-16-A.jpg ) e em carta dirigida em 1.979 a Procópio do Valle (vide págs. 6 e 7 em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9_12/materia.html ) ;

c) Procópio do Vale, criador do CBKC, conhecido – infelizmente – como o "Pai do Fila Preto" -- em matéria da Revista Animais & Veterinária nº Anuário 78-79, sobre o seu próprio livro (vide: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7-Cao-Preto-x-Fila-Puro/fila-brasileiro-Afila-brasileiro-A.jpg ) ;

d) Paulo Godinho, jornalista e Juiz do CBKC escrevendo na própria revista oficial do CBKC sobre o Fila e destacando os terríveis efeitos da mestiçagem (CBKC – Informativo nº 38 datado de Agosto/11 (vide: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_99/materia.html );

e) Enio Monte, criador do então BKC, proprietário do extinto Canil ABC, SP, um dos maiores criadores de Fila nas décadas de 60 até 80 do BKC em entrevista ao CAFIB datada de Ago/11, em http://www.cafibbrasil.com.br/cafib-brasil-noticias.php e foto em http://www.cafibbrasil.com.br/ ).

f) Roberto Sene, criador da SPFB-CBKC e atual presidente do conselho da Raça Fila do CBKC e criador Harrison Pinho da SPFB-CBKC, vide: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_76/materia.html ;

Logo, meus amigos, cada um de voces é livre para acreditar em qualquer depoimento, basta analisarem as provas e fazerem sua escolha. Num, uma pessoa desconhecida disse em 1.987 que o Dr. Paulo Santos Cruz fez ou deixou de fazer algo sem apresentar nenhuma prova. Os demais depoimentos foram prestados livremente por dirigentes e criadores conhecidos, inclusive do BKC-CBKC, da FCI, da SPFB e do atual Conselho da Raça Fila do CBKC.

Por isto me parece puro desespero quando apologistas da mestiçagem tentam inventar depoimentos sem provas e sem lógica ou, ainda, persistirem desesperadamente no fato que o Dr. Paulo deveria ter entrado há 35 anos na Justiça contra os mestiçadores. Estes neo-ideologistas da mestiçagem não descansam na defesa de seus mestiços e querem nos fazer acreditar que uma decisão ou simples carimbo da Justiça vai anular a mestiçagem que existiu e persiste nos fundos de alguns canis !!! Nenhum crime de miscigenação por não ter sido levado a Justiça deixa de existir, nem tampouco, os efeitos desta mestiçagem que infelizmente até hoje enfrentamos.

Nota I: acrescento que a foto postada como se fosse de Orixá de Parnapuan trata-se de mais uma que se junta a tantas outras fotos que já foram apresentadas como se fossem desde Fila. Cada foto apresenta um exemplar mais diferente que o outro... Posso apenas comentar que o próprio Dr. Enio Monte, na mesma entrevista gravada acima, afirmou ter sido este o grande reprodutor do seu Canil ABC, que durante as décadas de 60, 70 e 80 foi um dos melhores criadouros de Fila do Brasil. Ou seja, mais um presente do nosso Dr. Paulo Santos Cruz aos criadores e a verdadeira História do Fila Brasileiro...

Nota II: sabe o que me parece? Desespero onde atualmente se encontram os apologistas da mestiçagem que estão vendo todos os dias seus falsos argumentos e suas meias-verdades sendo desmascaradas. Assim, creio que todo o criador do CBKC que possui Fila Puro ou deseja criar e preservar o verdadeiro Fila deveria estar atento e rever e re-analisar seus valores enquanto criador. Afinal, querem Fila ou Mastim Brasileiro?

42. Voce acha que as acusações sem provas feitas contra o Dr. Paulo Santos Cruz poderiam vir a afetar o CAFIB?
Claro que não. O Dr. Paulo faleceu em 1.990, isto é, há 21 anos atrás, tendo formado no CAFIB excelentes criadores, experts e juízes, bem como deixando um excelente legado para todos os clubes de todas as ideologias e em todos os países, a começar pelo BKC-CBKC-FCI. Todos os criadores de Filas e de filas, participantes ou não destes Facebook e Fóruns de debates, no fundo sabem que devem muitíssimo ao "Pai do Fila".

43. Voce concorda com a frase que li dizendo "o Fila esta morrendo"?
Claro que não, o Fila Puro esta vivíssimo. Apenas outro desespero. Eu já escutei diversas vezes que o Fila estava morrendo desde o período de Eugênio Lucena a frente do BKC em 1.976. Agora se o mestiço de fila, assim como o "fila-atarracado, fila-basset, mini-fila e fila-toy" mais o fila-gigante, fila-preto e fila-salada-genética estão em declínio, não sei. O Fila Puro é extremamente forte. Prova: sobrevive até aos neo-apologistas e novos ideólogos da mestiçagem. Com a ajuda do CAFIB...

44. Voce concorda com a frase que li dizendo "a mestiçagem contaminou todos os Filas"?
Claro que não. Mais um grande desespero. Se fosse assim o que os apologistas da mestiçagem estariam criando hoje? Mestiços, atípicos ou im-puros por cruza? Ou será que trata-se de mais uma desculpa para misturar todas as linhas sanguíneas de Filas Puros encontradas no CAFIB, na Unifila e no próprio CBKC com os mestiços de fila num grande caldeirão, zerando a pedra. Será que estão planejando uma absolvição e anistia geral para os mestiços e todos serão felizes para sempre? Não caia nesta conversa.


Finalizando, meus amigos, pois afinal temos que trabalhar e ganhar nosso sustento honestamente, penso que:

a) Discutir com argumentos e educação é importante e ajuda a construir a Raça Fila. Quem pratica a discussão democrática com honestidade e argumentos não têm inimigos, mas sim adversários de idéias;

b) "Brigar" não leva a lugar nenhum e trata-se de perda de tempo. Quer brigar? Se inscreva numa academia de jiu-jítsu e aprenda a se acalmar e controlar;

c) Muito importante: da minha parte informo e voces poderão facilmente constatar no meu site, que o lancei em Maio/09; que em 8/06/09 (doc 30-04) respondi questionamento de um criador europeu; que em 3/08/09 (doc 30-06) respondi a diversos sites que defendiam as teorias do "fila-preto" de Procópio do Valle e que somente a partir de 26/11/09 (doc 30-09) passei a responder vários artigos que já haviam sido publicados anteriormente pelos neo-apologista da mestiçagem defendendo seus pontos de vista, atacando o CAFIB, o Dr. Paulo Santos Cruz e criadores do CAFIB. Muitos destes artigos encontram-se até hoje disponíveis em diversos sites e Fóruns. Logo, amigos, meus artigos e pensamentos são apenas uma reação democrática, legítima e educada às idéias e pensamentos contrários aos meus, mas também a erros grosseiros, a profundos desconhecimentos históricos, a mentiras, invencionices e tolices que há muito tempo vem sendo publicadas SEMPRE antes de minhas respostas e observações. Quem duvidar basta clicar em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/22.html . Concluindo: eu leio e respondo com meus argumentos. Tenho este direito e não irão me censurar.

d) Faço agora um pedido especial aos criadores sérios do CBKC que possuem o verdadeiro Fila Puro e desejam preservá-lo Puro: estudem, pesquisem, perguntem, informem-se. Não se deixe enganar. Não deixe seus Filas cruzarem com mestiços de fila com pedigree. Existe muita vida cinófila fora do sistema CBKC-FCI e, garanto, é muito gratificante.

e) Lembrem-se: não comungue com a frase "ERRAR É HUMANDO, MAS COLOCAR SEMPRE A CULPA NO CAFIB É EXTRATÉGICO..."

Muito grato,
Chico Peltier – Out/11.

 

Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro
Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro