Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro
Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro

De: fbcp2009@uol.com.br [mailto:fbcp2009@uol.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 14 de outubro de 2011 07:03
Para: cbkc@uninet.com.br; Sergio Castro; contato@brasilkennelclub.com.br
Cc: FCI - Hans Muller; FCI - chris habig; FCI - declercq.y@fci.be; FCI - grulois.mf@fci.be; FCI - info@fci.be; FCI - lunaduran.m@fci.be; FCI - marketing@fci.be; FCI - moreno.c@fci.be
Assunto: Pergutem ao Tio Chico nº 9 --- email group CBKC, BKC e FCI

Pergutem ao Tio Chico nº 9
Data: 14-10-11

32 - Tio Chico, por que será que o Sr. Virgilio Orsi, presidente da SPFB, mais uma vez volta a insistir que, segundo ele (Sr. Orsi), o Dr. Paulo Santos Cruz deveria ter entrado na Justiça contra os mestiçadores há mais de 30 anos atrás; se o próprio Sr. Orsi --- que deveria acreditar nesta alternativa e caminho ---, não entrou ou entra na Justiça agora, contra o CAFIB; Airton Campbell, Luiz Maciel, Fernando Zanetti, Américo Cardoso, Tênisson Cavalcante, Jonas Tadeu Iacovantuono, Joaquim Liberato Barroso, Caico Amaral, Pedro Borotti, Ivan Roussef, Luciano Gavião, José Souto Maior Borges (criadores e dirigentes do CAFIB); Antônio Carlos Linhares Borges (criador e escritor do Unifila); Eugenio Lucena (ex-presi do BKC e CBKC); Chris Habig (atual vice-presi da FCI); Paulo Godinho (jornalista e juiz do CBKC); Antônio Carvalho Mendes (ex-jornalista); Enio Monte, Procópio do Valle (ex-criadores do BKC e CBKC); Jaime Perez, Ines Van Damme, Ligia Morris, Elio Quiros, Jan Kubesa, Linda Maggio, Aliberti Aniello, Katrina Waldrip (criadores do CAFIB no exterior); Roberto Sene, Harrion Pinho (criadores e dirigentes da SPFB), voce e tantos outros inúmeros criadores e dirigentes cinófilos que denunciaram, divulgaram e reconheceram a existência da mestiçagem na Raça Fila Brasileiro?

Não sei. Mas sei que infelizmente existem muitas pessoas que não praticam o que pregam. Devem ser adeptos daquele conhecido ditado "um peso e duas medidas"...

Sei apenas que desde a sua criação o CAFIB continua acreditando que estas pendências devem ser resolvidas não na Justiça, mas sim nos clubes, nos canis e nas pistas. Por meio do diálogo sério, do debate honesto e da argumentação livre e profunda. Não por meio de invencionices, mentiras e meias-verdades que nada constroem e há anos atrasam a criação correta do nosso Fila. É preciso ainda que se estude e conheça a Filosofia de Criação do CAFIB. A vida é simples: basta ver e copiar nosso trabalho que há quase 34 anos estamos realizando ininterruptamente com sucesso, isto é, o resgate do Fila Puro da extinção e o aprimoramento do verdadeiro Fila Brasileiro, tornando a Raça Fila cada fez mais homogênia e respeitada no mundo.

Um amigo meu do CAFIB diz que esta obceção do Sr. Orsi pela Justiça é na verdade uma hábil e matreira artimanha. Explico: muitos criadores passaram 35 anos brincando de fabricar o Mastim Brasileiro nas suas 4 Variedades como se fosse o Fila Puro. Assim, desejariam ter uma prorrogaçãozinha de mais 35 anos para continuarem insistindo nesta brincadeira, tempo este que demoraria para esta matéria tramitar e chegar a julgamento no Supremo Tribunal Federal. Seria um tipo de "salvo-conduto" enquanto a mestiçagem fosse julgada... Parece estranho, mas faz sentido...

Mas, cuidado: não deixe que estas invencionices e tantas outras desculpas vagas e superficiais tire o seu foco da questão principal -- a mestiçagem. Este é o fato que infelizmente ocorreu, sem nenhum controle e que ocasionou a enorme falsificação de pedigrees. E, portanto, a existência ainda hoje de inúmeros mestiços com pedigree de Fila que habitam diversos canis e até são premiados em exposições do CBKC. Não se pode criar Fila sem uma seleção rígida e sem um sério APR que exclua imediatamente da criação os cães mestiços, os atípicos, os "im"-puros por cruza ou qualquer outro nome mais adocicado e comercial que venham a inventar.

Paulo Santos Cruz, assim como Eugenio Lucena, Antonio Carvalho Mendes e Procopio do Valle faleceram há alguns anos. O fato do Dr. Paulo ter ou não entrado na Justiça não muda absolutamente nada: a existência da mestiçagem! Não caia nesta pegadinha e desculpa aonde se pretende apenas iludir os tolos. É preciso amar mais o Fila Brasileiro do que os mestiços que encontram-se dentro destes canis.

Finalizando: o Sr. Orsi deve fazer parte daquele time do "faça o que eu digo, não o que eu faço"... Portanto, sugiro que voce esqueça esta boba tentativa de tirar o foco da questão principal que é a mestiçagem. Importante: um assunto ou denuncia jamais perderá seu sentido, nexo, razão e essência por não ter sido levado à Justiça. Ou será que para o Sr. Orsi um crime não denunciado à Justiça, passa a inexistir, levando a absolvição automática dos criminosos?

33 – Tio Chico, como voce analisaria estas 3 silhuetas abaixo?

Como não sou Juiz do CAFIB, solicitei que Fernando Zanetti (criador, juiz, dirigente e ex-presi do CAFIB) fizesse esta análise para voce:

Tio Chico, a silhueta de nº 4, isto é, a primeira da direita para a esquerda, tem evidências de mestiçagem decorrente da introdução do sangue de Dogue Alemão. Figura quadrada, cabeça pequena, feminina, desproporcional ao corpo, pescoço seco (ausência de barbelas), mal angulado (próximo a 90 graus), sem massa aparente, crânio fugidio, focinho curto, linha inferior em rede, deveria ser paralela ao solo, linha superior levemente selada, falta de angulação traseira. A cauda está escondida, parecendo estar entre as pernas.

A segunda, de nº 5 no meio, tem evidências de mestiçagem decorrente da introdução do sangue de Mastim Napolitano. Figura quadrada, cabeça quadrada, focinho curto com muita profundidade, barbela sugerindo papada, linha do crânio arredondada, falta de occipital, linha superior selada, garupa mais alta que a cernelha, má angulação traseira, (perna de porco). Trem dianteiro deslocado para frente com angulações abertas, tórax profundo. Me lembra muito o hoje chamado "fila-atarracado" ou "fila-basset".

A silhueta nº 6, isto é, a primeira da esquerda para a direita, é o que mais se aproxima de um Fila, porem de regular qualificação, figura quadrada, deveria ser mais retangular, cabeça proporcional, o focinho deveria ser mais comprido e com menos profundidade, sugere excesso de barbela, a linha superior do crânio deveria ser mais paralela a linha do focinho, linha inferior de arenque, deveria ser mais paralela ao solo.

Porem, leve em conta que se tratam-se apenas de silhuetas e, dependendo do posicionamento, podemos ser induzidos a erro. Também deixamos de avaliar o stop.

Gostaria muito que os proprietários destes cães perdessem o medo e levassem estes exemplares para serem avaliados corretamente numa Análise de Fenótipo e Temperamento do CAFIB para assim efetuarmos uma avaliação com maior exatidão, inclusive do temperamento e sistema nervoso.

34 – Tio Chico, voce sabe qual é o significado da palavra "pardalusca", pois procurei-a sem sucesso em 5 dicionários?

Não, pois creio que esta palavra não existe.

Nada sobre esta palavra é mencionado em diversos dicionários, no Google e na Wikipédia. Perguntei a diversos criadores no Brasil e no exterior: ninguém nunca a ouviu. Recorri então ao meu amigo Dr. Marcos Villaça, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), mas ele esta viajando. Falei então com outro amigo, Prof. Arnaldo Niskier, tambem membro da ABL, que me enviou um email informando: "Não consegui descobrir essa palavra em Português. Não existe nem no vocabulário ortográfico da ABL, que tem 380 mil verbetes".

Sugiro que voce esqueça esta mais nova desculpa, pois deve ser mais um argumento furado – como tantos outros já inventados --- do tipo "Carta dos Holandeses" e o da eleição do Clube Paulista do Fila que foi antecipada em "apenas" 3 anos sem a menor cerimônia...

Devem ser argumentos do tipo "ninguém sabe, ninguém viu..." e "se colar, colou...". Penso que esta "fabricação" de argumentos falsos atrasa muito a criação do Fila Brasileiro e a desmoraliza na cinofilia perante as demais raças. Gostaria muito que a criação do Fila fosse encarada com mais seriedade e que estes "inventores de argumentos falsos" criassem logo algum tipo de controle e seleção (APR) em suas criações que eliminasse imediatamente do plantel os mestiços ou, conforme nova nomenclatura dos neo-ideologistas da mestiçagem, os "atípicos e im-puros por cruza", a começar pelos cães dos dirigentes a fim de darem o sadio exemplo aos demais criadores. Não tenham medo: criem o verdadeiro Fila !!!

33 – Por que será que a FCI não da uma solução para o Caso Fila, da mesma forma que deu para o Caso Akita?

Realmente, a FCI foi muito atenciosa e conciliatória com o American Kennel Club e o Japan Kennel Club no Caso da Raça Akita, já que criaram e dividiram as Raças Japanese Akita e a Raça American Akita com dois tipos caninos diferentes, apesar de muito parecidos, a fim de se evitar que os mestiços de Akita rapidamente se espalhassem pelo mundo. No Caso do Fila Brasileiro certamente poderia se adotar a mesma solução, permanecendo a Raça do verdadeiro Cão de Fila Brasileiro e se organizando a Raça Mastim Brasileiro. Mais detalhes a este respeito vide na pergunta nº 24 do "Perguntem ao Tio Chico nº 4" clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_93/materia.html.

Talvez, quem sabe, seja apenas por puro descaso com o qual a FCI insiste em tratar países latinos e sul americanos; que, por sua vez, apesar de tanto contribuírem para a arrecadação financeira da FCI, não se impõem e cobram por suas necessidades.

Abraços, Chico Peltier (out/11).
.........................................................

Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro
Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro Fila Brasileiro, Chico Peltier, Francisco Peltier, Cão de Fila Brasileiro Fila, CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro